Como funciona?
Um grupo de oração universitário (GOU) deve acontecer assim como os grupos de oração da RCC. Ele acontece geralmente em um curto espaço de tempo, nos intervalos de aulas (cerca de 15 à 20 min) ou ainda em algumas universidades em horário livres após o almoço. Como um Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, sua estrutura é caracterizada por tais momentos: animação, momento de perdão, clamor do Espírito Santo, pregação querigmática e partilha da palavra, avisos, envio e oração final.

Quem pode participar de um GOU?
Todos podem participar do GOU, sejam estudantes, professores e servidores em geral.

Quem pode servir em um GOU?
Para servir no GOU, assim como em qualquer grupo, é necessário passar pelo processo de formação da RCC, seja geral ou específico de Ministério.

PROCEDIMENTO PARA ABERTURA DE NOVOS GOU’S

Primeiramente deve-se contatar ao coordenador(a) diocesano do Ministério Universidades Renovadas sobre a intenção da abertura deste novo grupo de oração, que lhe dará todo o suporte para a abertura. É importantíssimo que os interessados em abrir um GOU sejam alunos da instituição, para que se tenha primeiramente um conhecimento dos estatutos e do funcionamento de tal universidade, faculdade, etc.
A partir daí é necessário um comprometimento por parte dos interessados em saber como funciona um GOU ( por ser em pouco tempo, há algumas adaptações quanto a horários) e principalmente ao ministério o qual ele está inserido (Ministério Universidades Renovadas). Além de ter ciência de que terá de estar obtendo informações e licenças junto a diretoria ou reitoria da instituição em questão e que, portanto, será dentro da universidade um porta voz do GOU.

Em geral, para abertura de um GOU, não são necessárias muitas estruturas pois eles podem ser feitos em saguões, salas de aulas, centros de convivências, etc. Toda a estrutura, apoio e incentivo para a realização, será conduzida pela coordenação diocesana do ministério, dando pequenas formações, se necessárias e em encontros diocesanos específicos.
De mais, é preciso sonhar e acreditar na obra do Senhor e ser acima de tudo fiel a Ele e a Igreja.

QUEM PODE COORDENAR UM GOU?

A escolha de um coordenador de grupo de oração da RCC é dada por uma votação com os servos daquele grupo que precisam ter em média um ano de serviço para estar votando e dois anos para poder ser eleito coordenador. No entanto, em grupos de orações universitários, muitas vezes somos chamados a viver intensamente as coisas do Senhor e, em alguns casos, não há dentre os servos tais especificações devido ao grupo ser novo ou muitos dos servos estarem no fim da graduação. Há ainda grupos novos se formando, no qual é necessário uma votação. Mas há por exemplo apenas duas pessoas servindo e apenas uma delas está apta para designar a função de coordenador de um grupo de oração. Neste caso, será indicado pela coordenação diocesana tanto do ministério quanto do movimento, uma pessoa para assumir a coordenação que terá a missão de ser pastor deste grupo até que seja possível uma eleição, respondendo neste caso à coordenação diocesana da RCC e do MUR.

Gabriela Pereira
Ministério das Universidades Renovadas
Diocese de Palmas-Francisco Beltrão