Início > MATERIAL DE APOIO PARA O MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Seja bem-vindo ao nosso espaço formativo, amado comunicador de grupo de oração!

Aqui você poderá tirar muitas de suas dúvidas sobre o ministério e sobre o chamado à comunicar a salvação e o Reino de Deus. Nesta página você encontrará desde temas mais específicos e técnicos, até temas mais abrangentes para o ministério.

Se você está iniciando agora na comunicação ou deseja conhecer um pouco mais do trabalho de um comunicador para implantá-lo em seu grupo de oração, convido você a primeiramente ler a cartilha abaixo, que trás de forma simples uma explicação geral sobre a necessidade do ministério e suas funções.

Caso ainda não tenha um comunicador em seu grupo de oração e deseja iniciar, sugiro que converse com o seu coordenador de grupo e apresente para ele esse projeto muito importante para o processo de evangelização.

Para você que está iniciando na comunicação, segue abaixo alguns materiais para download e sites que podem lhe auxiliar:

Alguns arquivos para download:
Orientações da Identidade Visual
Manual de Utilização do WatssApp
Manual de Aplicação do Tema 2018
Arte Tema 2018
Arte Tema 2019
Instancia Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

Sites para criação de artes:
https://www.fotor.com/
https://www.canva.com.br/

É importante que você busque sempre o melhor para o exercício do seu ministério, indo atrás de novos recursos, usando de criatividade e explorando novas ferramentas, pois esse serviço é para Deus, e para Ele devemos sempre dar o nosso melhor!

Para qualquer dúvida, estarei sempre à disposição.
Muito obrigado, e uma ótima leitura!

Elizeu Luiz Salla
Coordenador Diocesano do Ministério de Comunicação Social 2018/2019 | RCC Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

Cartilha Ministério de Comunicação

Direção de Arte e Design

 Redes Sociais – Como divulgar meu Grupo de Oração
 

Uma fonte ou tipografia, termo mais técnico, é nada mais do que o desenho das letras que você usa no computador. Os nossos computadores já vêm com fontes comumente usadas, como por exemplo o ‘Arial’ ou ‘Times New Roman”, porém, para dar um toque mais especial às nossas artes, nós podemos baixar fontes diferentes.

Para instalar uma nova tipografia primeiramente você deverá baixá-la de algum site que as disponibilize gratuitamente, como o dafont.com (http://www.dafont.com/pt/). Após baixar, procure por “Fontes” na pesquisa do Windows e encontre a pasta onde elas são instaladas. Por fim, basta arrastar o arquivo contendo a tipografia, que pode ou não vir numa pasta zipada, para dentro da pasta de “Fontes” do Windows.

Dica: Nos textos maiores e nas informações de local, horários e data, procure usar fontes mais sóbrias e de fácil leitura e entendimento.

Os ícones (Não são os ícones de santos kkk) são pequenas imagens que representam elementos cotidianos de forma minimalista, simples. Em uma arte eles podem nos ajudar a dizer algo sem usar palavras (Só não vai exagerar no uso deles).

Sites de ícones gratuitos:
http://www.flaticon.com/
http://www.iconspedia.com/

Na criação de uma arte uma imagem muitas vezes vale mais que mil palavras, mas para a imagem possa comunicar bem é necessário tomarmos alguns cuidados.

Pixelização:
Uma imagem muito pequena quando é ampliada acaba perdendo a qualidade e ficando com os pixels, que são aqueles pequenos quadradinhos que a compõem, a mostra, isso faz a imagem ficar com um aspecto borrado.

Veja o exemplo ao lado de uma imagem no tamanho 250px X 250px ampliada para 1000px X 1000px.

Distorção:
Procure sempre aumentar ou diminuir uma imagem proporcionalmente, evitando que ela fique com um aspecto esticado tanto verticalmente quanto horizontalmente.
Em alguns programas de edição, para fazer isso basta deixar o ‘shift’ pressionado no teclado e puxar a imagem em um dos cantos com o mouse.
Uma boa dica é procurar por imagens gratuitas e em um tamanho satisfatório, que seja capaz de ocupar todo o layout na arte. No site http://allthefreestock.com/ você encontra um grande acervo de imagens em excelente qualidade, além de vídeos e áudios para uso gratuito na produção audiovisual.
Outra dica para a pesquisa de imagens no google é usar a ‘Ferramenta de Pesquisa’, nela você pode selecionar o tamanho da imagem que deseja. No exemplo ilustrado na imagem ao lado, a pesquisa irá me mostrar somente imagens de São Pio maiores que 2 megapixels.