Missão do Ministério de Fé e Política

O Ministério de Fé e Política é um serviço dentro da Renovação Carismática Católica que inspirado pelo Espírito Santo procura por meio da evangelização conscientizar e incentivar os cristãos a abrir o coração em oração a um novo olhar sobre a Política e na participação da construção da sociedade; contribuindo essencialmente para o bem comum. Alicerçada nos critérios do Reino de Deus e em 3 elementos fundamentais de ação: FORMAÇÃO, EVANGELIZAÇÃO e ACOMPANHAMENTO. (CNBB 105, 263)

Esse Ministério não tem como objetivo apoiar ou formar partidos políticos. Mas, apóia e incentiva aqueles que se sentem vocacionados nesse meio a participarem das responsabilidades cristãs com zelo e acuidade.

Inicialmente cada cidadão é chamado a compreender que faz parte da política por ser filho de Deus; e que por sua vez é agente transformador do país e da realidade local em que está inserido.

A sensibilização e mobilização são fundamentais para que a ação cidadã e politizada em prol da coletividade compreenda o valor e a importância que cada cristão possui ao cumprir deveres e exercitar direitos com caridade diante da sociedade.

Observa-se que o referido Ministério auxilia o cidadão a visualizar a fé e política, intrinsecamente ligada à vida do homem, além de ajudar harmonizar a sua convivência em sociedade utilizando-se das duas asas que sustentam todo cristão: fé e razão.

A visão do cidadão cristão deve ser pautada primordialmente na lei de Deus que não exclui, não vincula e nem faz acepção de pessoas a exemplo da citação de São Tiago retirado da Bíblia Sagrada; tradução da CNBB: “Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas” Tiago 2,1.

Percebe-se que é necessária a participação de cristãos carismáticos no pensamento e na vida política do país, pois, por meio da elaboração e execução de inúmeras leis que criadas todos os dias, pode-se beneficiar ou prejudicar a população.

Autênticos católicos renovados não podem ser mortos na fé, mas agem concretamente. “Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tg 2, 26)

Nesse sentido, os cristãos nos diversos segmentos da sociedade são chamados a exercer com autoridade que o Senhor lhe constituiu a agir, pensar, raciocinar e praticar as boas obras em busca do bem comum de forma descompromissada com a vontade própria, egoísta ou individualista.

Assim, de forma consciente cada membro de grupo de oração da Renovação Carismática da diocese é chamado a refletir e contribuir na sua realidade local de forma mais eficaz para a boa execução das políticas públicas com base na fé que professamos de forma ética, moral e justa semeando a cultura de pentecostes por meio do batismo do Espírito Santo.