Pregações enfatizam importância e carisma da coordenação diocesana

O domingo (29), segundo dia do Encontro Nacional para Coordenadores Diocesanos foi marcado por pregações e momentos de oração que enfatizam a importância e carisma presente no servo que assume a coordenação de uma diocese. O evento acontece até a próxima terça-feira (1), em Aparecida/SP, no Seminário Redentorista Santo Afonso.

A programação foi iniciada com um intenso momento de oração, no qual os participantes foram conduzidos a orar uns pelos outros. Em seguida, Luiz Virgílio Néspoli, membro da Comissão Nacional de Formação da RCCBRASIL pregou o tema: “Eu te constitui Sentinela na casa de Israel”. A partir de Ezequiel 33. 7, ele levou os coordenadores a refletirem sobre a imensa importância desse chamado.

Em sua fala, Virgílio salientou sobre a unção e a autoridade que o coordenador tem em prol do povo e, portanto, deve se colocar diante de Deus pelas suas necessidades. “Coordenador diocesano, você é um sentinela, tem a visão ampliada sobre tudo. Sentinela é aquele que ajuda a continuar, que está sempre em alerta, que leva às informações sobre as moções aos Grupos de Oração para que eles não morram. Você é o guardião desse tesouro que é o Grupo e o batismo no Espírito Santo”, exclamou.

A parte da manhã foi encerrada com a Santa Missa, celebrada por Dom Roberto Abade OSB, no Rio de Janeiro. Em sua homilia, o bispo animou a todos a cumprirem sua missão na Igreja, dentro do carisma da RCC.

Carisma da Coordenação

João Claudio Rufino, coordenador da Comissão de Reflexão Teológica da RCCBRASIL, falou sobre as dimensões do carisma da coordenação. Norteado pela maior liderança do Antigo Testamento, que é Moises, o pregador destacou que o coordenador é aquele que tem coragem de ir para águas mais profundas. “De fazer aquilo que os outros não fazem, de quebrar a rotina na experiência com Deus e fazer diferente. É aquele que dá mais do seu tempo, de sua respiração, do seu suor. Vai para além do deserto, sobe a montanha. Experimenta um processo de sofrimento, de dar passos, assim como Moisés. Tem que se deixar seduzir pelo Senhor, se encantar pela grandiosa manifestação do Senhor”, enfatizou.

Seguindo seu pensamento, Rufino explicou que é Deus quem age e dá a graça, mas o coordenador precisa fazer a sua parte em saber receber e crescer na graça recebida. “Você estudou coisas que te ajudassem a realizar sua missão de coordenador? Quantos livros você leu sobre como atuar na liderança? Deus faz, mas eu também preciso fazer para aprofundar a experiência da coordenação. É preciso ter zelo e entender como a obra é importante”, questionou.

Para ajudar nesse processo, Rufino explanou sobre quais são as diferenças entre liderança, administração e gestão. Ele orientou sobre como o coordenador deve agir em cada situação, sabendo se relacionar com as pessoas e delegar funções.

Símbolo Jubilar

O Jubileu de Ouro da RCC no Brasil será celebrado também com um símbolo, uma Capelinha especialmente elaborada para essa ocasião. No início da tarde desse domingo aconteceu o lançamento oficial deste símbolo que foi entregue inicialmente aos coordenadores estaduais e posteriormente será replicada para que chegue a cada Grupo de Oração. A partir da próxima quinta-feira (3) todo o material estará disponível para download aqui no Portal da RCCBRASIL.

Institucional

Ainda durante a programação do domingo, os participantes do Encontro Nacional tiveram a oportunidade de receber em primeira mão duas notícias. A primeira delas é sobre o projeto unificado SEMEANDO A VIDA NO ESPÍRITO, que reúne todos os projetos de arrecadação da RCCBRASIL. Clique aqui para conhecer essa novidade!

A segunda boa notícia é o PENTECOSTES EM PARTILHA, uma campanha que ocorrerá anualmente nos Grupos de Oração por ocasião da festa de Pentecostes, em prol dos projetos de evangelização. Veja aqui como participar!