“Experimentamos um verdadeiro Pentecostes”, partilhou padre no final do Retiro para Ministros Ordenados da RCCBRASIL

Mais de 200 clérigos, entre diáconos e sacerdotes diocesanos, religiosos e de novas comunidades, de quase todos os estados brasileiros, participaram de 10 até 13 de julho de 2018 do Retiro Nacional para Ministros Ordenados, evento realizado pela Renovação Carismática Católica do Brasil, no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP).

Estiveram presentes como pregadores Patti Gallagher Mansfield (participante do Retiro de Duquesne, marco inicial da RCC no mundo), Dom Alberto Taveira (assessor eclesiástico da RCC do Brasil e arcebispo de Belém do Pará), Katia Roldi Zavaris (presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL), Padre Marcelo Rossi (reitor do Santuário Mãe de Deus) e Maria Beatriz Spier Vargas (coordenadora nacional do Ministério de Pregação). A animação do Retiro foi conduzida por Olívia Ferreira, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e, também, a coordenadora nacional do Ministério de Oração por Cura e Libertação, Marizete Nunes Nascimento, estava presente no Retiro auxiliando nos momentos de oração.

Em 2018, o Retiro Nacional para Ministros Ordenados recebeu mais que o dobro do número de participantes, comparado à edição anterior do evento, que aconteceu em 2016, também em Aparecida (SP). O grande número mostra a crescente participação e envolvimento do clero com o Ministério Cristo Sacerdote e demais atividades da Renovação Carismática Católica nas diversas instâncias. “Isso é um sinal que nós fazemos parte da Corrente de Graça. Nós podemos, e devemos, beber dessa espiritualidade cada vez mais”, partilhou o coordenador nacional do Ministério Cristo Sacerdote, Padre Heldeir Gomes Carneiro.

Pregações

Todas as pregações do evento tiveram como tema passagens bíblicas do Novo Testamento. A primeira pregação foi realizada pela presidente do Conselho Nacional, Katia Roldi Zavaris, com o tema “Necessário vos é nascer de novo” (Jo 3,7), em que a presidente fez uma atualização do Movimento no Brasil e falou sobre a necessidade de viver a graça de Pentecostes. Katia, por meio das partilhas, testemunhos e direcionamentos, convidou os ministros a viverem a vida no Espírito Santo.

Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCC do Brasil e arcebispo de Belém do Pará, pregou a passagem do Evangelho de São João, capítulo 15, versículo 16: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça”. “Dom Alberto é verdadeiramente nosso pastor, a pregação dele foi muito profunda porque ele deu direcionamento práticos sobre a vida sacerdotal”, destacou Padre Heldeir.

Maria Beatriz Spier Vargas, coordenadora nacional do Ministério de Pregação, pregou o tema: “Aproximemo-nos então, seguros e confiantes, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça do auxílio no momento oportuno” (Hb 4,16).

“Quem dizeis que Eu sou?” (Mt 16,15); “Por suas chagas fomos curados” (IPd2,24); “Sede Santos” (IPd 1,15); “Eis aí tua Mãe” (Jo 19,27); e “Ele vos batizará no Espírito e no fogo” (Mt 3,11), foram os temas das cinco pregações realizadas por Patti Gallagher Mansfield, que também conduziu diversos momentos de oração no evento. Uma das marcas mais claras deixada por Patti no evento, segundo a partilha de alguns padres e diáconos, foi a simplicidade e afetuosidade das suas falas sobre o cotidiano do clero. A pioneira abordou temáticas como a santidade, entrega total de vida, missão de ser luz no mundo e viver bem a graça de Deus em toda a vida do sacerdote.

Padre Marcelo Rossi fez a última pregação do evento,  na sexta-feira. O sacerdote partilhou seu testemunho de vida e, por meio de sua experiência, encorajou os sacerdotes e diáconos a viverem os desafios da vocação.

“O encontro foi de fato um Kairós para nós, um tempo de Deus para nossa vida e nosso ministério. Pudemos experimentar um verdadeiro Pentecostes nessa semana, aos pés de Nossa Senhora Aparecida”, partilhou o coordenador nacional do Ministério Cristo Sacerdote sobre o evento.

Padre Dalmir Cornélio, pároco na Diocese de Cajazeiras, no estado da Paraíba, testemunhou que o retiro foi uma grande oportunidade de renovação espiritual da vocação: “Nós precisamos desses momentos para estar preparados para acompanhar a nossa diocese, os Grupos de Oração, as novas comunidades e todo o povo de Deus(…). O Retiro ajudou muito para que possamos fazer com que cresça, cada vez mais, por meio do Espírito Santo, esse fervor e ardor missionário da Igreja. Foi um reavivamento!” contou o sacerdote.

 

Fonte: RCC Brasil