Dom Edgar orienta que os momentos celebrativos devem ter até 15% da ocupação máxima dos fiéis

Dom Edgar Xavier Ertl, Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, devido ao decreto do governo do Estado do Paraná, envia comunicado aos diocesanos, neste tempo de pandemia.

Diz o comunicado que a partir de 10 de março, a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, retorna às celebrações eucarísticas, observando as recomendações da SESA, com15% da ocupação máxima dos fiéis nos espaços celebrativos, das matrizes e comunidades urbanas e rurais. Uma ressalva: Nalguns municípios existem recomendações próprias, não necessariamente da saúde e do Estado. Nestes casos, vamos segui-los em livre acatamento destas decisões/restrições.

Todas as datas de eventos/reuniões decanais e diocesanas e afins estão canceladas até o dia 31 de março, inclusive a reunião do Clero, agendada para o dia 23 (terça-feira).

Recomendações aos padres:  estender os horários/dias de atendimentos para proporcionar aos fiéis às confissões quaresmais e aconselhamentos.

Dia 18 de março, quinta-feira, das 8h30min às 12h, haverá reunião do Conselho de Presbíteros, na Casa de Formação, em Francisco Beltrão.

Dom Edgar orienta que no dia 19 de março (sexta-feira), Solenidade de São José, seja feita em todas as paróquias da Diocese, das 19h às 20h, uma grande VIGÍLIA de oração, aproveitando a via-sacra, e/ou as celebrações eucarísticas, pedindo pela intercessão do Padroeiro da Igreja Universal, o fim da pandemia, a consolação das famílias e doentes. Este momento de oração poderá ser feito no interior das Igrejas, conforme recomendação da Saúde, ou nas praças e até mesmo diante de hospitais e afins. Da mesma forma, a vigília poderá ser feita no seio familiar. “Usemos, pois, a criatividade para este dia de grande importância à oração de intercessão. Incentivemos nossos fiéis para juntos suplicarmos ao Senhor da vida! Estamos no ano de São José e a ele recorremos como nosso intercessor”, conclui o Bispo Diocesano.

Luiz Carlos Bittencourt – assessor de comunicação/pascom diocesana