Congresso Diocesano de Ministérios é realizado em Chopinzinho e reúne servos dos Grupos de Oração da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

Durante os dias 07, 08 e 09, cerca de 260 servos dos Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão estiveram reunidos em Chopinzinho-PR, para um final de semana de oração e formação, durante o Congresso Diocesano de Ministérios, que aconteceu no Centro Comunitário da Paróquia São Francisco de Assis. Na noite de sexta-feira (07), após os participantes serem acolhidos, Frei Angelo Vanazzi presidiu a Santa Missa de abertura, seguida pela adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a homilia, Frei Angelo falou sobre a importância de nos reunirmos durante um final de semana, mas, que é na perseverança do dia-a-dia que mostramos que somos cristãos.

O sábado teve início com a oração da manhã, animação e a pregação de José Milton, da Arquidiocese de Curitiba e membro do Núcleo Estadual do Ministério de Pregação, que, em sua fala, afirmou que antes de sermos servos de um ministério, somos servos, e que é preciso voltar à base, compreender melhor e reavivar a chama da essência a qual fomos chamados. “Às vezes, o Senhor precisa nos desestruturar, nos dar um choque de verdade”, disse ele.
O pregador também falou sobre a importância do Grupo de Oração, o qual é a célula fundamental do movimento da RCC, onde o servo precisa ter uma vida assídua, local onde vive-se, semanalmente, a experiência de Pentecostes. Acrescentando ainda que o objetivo do Grupo de Oração é resgatar almas para Deus. “Todos temos responsabilidade pelas almas que vão para nossos GO’s, as pessoas precisam encontrar em nossos gestos, de fato, Deus”, explicou.
Com o texto de Ap 2, exortou aos servos a sair do automático e voltar ao primeiro amor, a ser obedientes e passar pelo processo formativo. “Temos teimado em viver no automático. O Senhor quer nos libertar da nossa autoconfiança e nos dar uma sensibilidade maior”, afirmou.

A segunda pregação ficou sob a responsabilidade do Coordenador Estadual do Ministério de Pregação, Edson Oliveira, também da Arquidiocese de Curitiba, que falou sobre a personalidade do pregador e a diferença entre líder e treinador. “Não podemos impor nada, nem padronizar as pessoas, sendo que cada um tem um jeito e personalidade diferentes”, afirmou, citando as características dos temperamentos e a importância do autoconhecimento, de acordo com o livro “Temperamento Controlado Pelo Espírito”. “Muitas pessoas não crescem porque não se conhecem de verdade”, enfatizou.

Após um momento de oração, Sonia Sueli, Coordenadora Estadual do Ministério de Intercessão, concluiu com a Palavra de Is 29, 13s, afirmando que os nossos Grupos de Oração não podem viver na mesmice. “O Espírito Santo renova todas as coisas”.

Na parte da tarde, aconteceram os workshops dos ministérios de Comunicação Social, Cura e Libertação, Famílias, Fé e Política, Formação, Intercessão, Música e Artes, Pregação e Promoção Humana. À noite, após a Santa Missa na Igreja Matriz, foi preparado um momento de cura interior com o Santíssimo.

A manhã de domingo teve início com a Santa Missa, também na Matriz, e, ao voltarem para o centro comunitário, todos se reuniram com os membros de seus Grupos de Oração durante um momento de intercessão profética. Em seguida, Valdecir de Moura Mattos, coordenador Diocesano da RCC, pregou sobre o tema “Vida Nova no Espírito”, com base no texto de Ex 37, 1-10, o qual convida a passear pelos vales de ossos secos dos Grupos de Oração de nossa diocese, mas também, pelos pelo vale de ossos secos da nossa vida. “Deus nos convida a olhar para nossa vida, concretamente”, afirmou dizendo que esse é o tempo propício, o tempo adequado dado por Deus para isso, levando à reflexão de como cada servo tem cuidado de si, seja no aspecto físico, no jeito de ser, na relação familiar, no Grupo de Oração, na vida de oração, intelectual, financeira e profissional. “Vida nova é deixar Deus agir em todas essas áreas”, concluiu e o encontro foi encerrado com um momento de oração.

Ministério de Comunicação Social – RCC Diocese de Palmas-Francisco Beltrão