Diocese de Palmas – Francisco Beltrão no ENF 2016

O Encontro Nacional de Formação (ENF) é um evento que acontece todos os anos no Brasil e tem como objetivo reunir o povo da Renovação Carismática Católica (RCC), para que, em unidade, possam rezar, se formar e ouvir o direcionamento de Deus para a caminhada de seus Grupos de Oração. O Encontro desse ano ocorreu dos dias 27 a 31 de janeiro em Aparecida, SP.

O ENF é dividido em workshops, com temas específicos de cada ministério, mas também é feito de momentos onde todos se unem para rezar juntos, partilhar e conviver fraternalmente. O encontro tem sido um evento que fortalece a unidade da RCC no Brasil.

O Evento desse ano, segundo informações da equipe organizadora, contou com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas. A RCC da diocese de Palmas – Francisco Beltrão marcou presença com 94 servos, dos mais diversos Grupos de Oração espalhados pela Diocese.

Uma das participantes do Encontro, Nicolly Dall Bello, da cidade de Santo Antônio do Sudoeste – PR, serva no Ministério de Música do Grupo de Oração Sede Deus, que participou pela primeira vez do ENF, afirmou que o encontro foi um divisor de águas em sua caminhada, enfatizando que cada detalhe é marcante durante o Evento. “Desde uma simples conversa com um sacerdote, até os workshops. É uma bênção”, afirmou.

O coordenador diocesano da RCC Palmas – Francisco Beltrão, Valdecir de Moura Mattos, da cidade de Ampére – PR, também esteve presente no ENF e destacou a importância da formação na vida do Servo da RCC. “A formação é a guardiã da nossa identidade. Quando somos bem formados, nós conseguimos caminhar com segurança e a nossa fé realmente fica estabelecida, fica sólida”.

Durante o evento aconteceram muitas pregações, e todas foram centradas no tema principal desse ano de 2016 para a RCC: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36).

O encontro teve início no dia 27, com a Santa Missa celebrada por Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCC do Brasil. Outros bispos e arcebispos também estiveram presentes, entre eles, o arcebispo de Brasília, Dom José Aparecido, Dom Shóstenes Matjei, bispo da diocese de Obala, no país africano de Camarões, e Dom Albano Cavallin, arcebispo emérito da diocese de Londrina, PR, que falou sobre o amor que tem pelo movimento: “Eu louvo e agradeço a Deus pelo presente dos Grupos de Oração da RCC. Eu os amo no Senhor! Respeito e exijo que respeitem seu papel insubstituível na Igreja”.

Entre os pregadores do ENF 2016, esteve o vice-presidente do Conselho Carismático Católico Latino- americano (CONCCLAT), Andres Arango, que pregou com tema Jesus, o Rosto da Misericórdia do Pai. Andres iniciou a reflexão falando sobre quem é Jesus e explicou que ninguém pode comprar a misericórdia de Deus, pois é gratuita e acrescentou que na nossa caminhada existem perguntas fáceis e difíceis, porém a mais importante para a nossa vida espiritual é: Quem é Jesus para você?

Outro momento de destaque durante o Encontro foi quando a Presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris, abordou o tema:  Repletos da alegria que vem da glória de Deus. Durante sua pregação ela destacou as moções dadas ao Conselho Nacional, que foram inspiradas na passagem bíblica no livro do profeta Baruc (4, 36-37) “Jerusalém, volta o teu olhar para o oriente, vê a alegria que te vem de Deus. Olha! Eis que voltam os filhos que viras partir. Chegam do oriente e do ocidente, à voz do Altíssimo, repletos da alegria que lhes dá a glória de Deus”.

Kátia também exortou os servos do Movimento dizendo que o Senhor carrega cada um no colo sempre e que cuida de todos, mas que está na hora de descer do colo e servir a Deus.  Ela explicou que o novo sopro de Jesus sobre cada um serve para todas as suas angústias e aflições, para poder servir verdadeiramente e com alegria.

A Presidente também convocou os coordenadores de Grupos de Oração a pastorear o povo e acolhê-lo realizando visitas, levando o amor de Deus e sua misericórdia, cuidando das ovelhas em 2016. “Toquem meu povo” foi a palavra de ordem proclamada por Katia para este Ano Santo da Misericórdia. Inspirada pelas palavras do Papa Francisco que pediu aos fiéis para “sermos ilhas de misericórdia no mar da indiferença”.

O Encontro que teve muitas outras pregações, muita formação e momentos fortes de Oração, encerrou-se no domingo, 31 de fevereiro, com a Santa Missa presidida por Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova. Durante a Homília Monsenhor Jonas lembrou a Missão da Renovação Carismática Católica e a importância dos Grupos de Oração viverem aquilo para que foram chamados, e falou ainda sobre a necessidade de se lutar para viver a Santidade. “Quando Jesus se torna o nosso Senhor, todo o restante vem com acréscimo, inclusive a santidade. Até a nossa santidade de vida é consequência de Jesus ser o nosso Senhor”, afirmou.

Encerrando o ENF 2016, Monsenhor Jonas desafiou os membros da RCC, afirmando que os Grupos de Oração precisam ser: “Precisamos ser uma fábrica de santos. Cada um de nós precisa ser santo.”, concluiu.

A data do Próximo encontro já foi anunciada pela Presidente do Conselho Nacional da RCC:  será nos dias 25 a 29 de janeiro de 2017, no mesmo local, Aparecida, SP.

Fonte: Ministério de Comunicação Social – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão