Congresso Diocesano para Servos movimenta a RCC da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão

O Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica (RCC) ocorreu nos dias 13 e 14 de fevereiro, na casa de formação de Pato Branco-PR, reunindo cerca de 450 servos dos diversos Grupos de Oração (GO) da diocese. O encontro, que contou com muitos momentos de animação, convivência fraterna, louvor, adoração e pregações, teve início com a Santa Missa, presidida por Frei Policarpo Berri, da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Pato Branco. Em seguida, aconteceu a primeira pregação com Ironi Spuldaro, da cidade de Guarapuava e da Missão Há Poder de Deus. Inspirado pelo Espírito Santo, Ironi falou sobre a misericórdia, explicando que cada GO da RCC não pode tirar os olhos dos necessitados, precisa sair das quatro paredes, deixar as estruturas físicas e ir ao encontro de quem precisa. “Só experimentaremos a misericórdia se formos misericordiosos”, afirmou, reforçando ainda que a Missão precisa ter gestos concretos.
O pregador explicou também, que o ser humano nada pode sem a misericórdia de Deus, enfatizando que é ela que sustenta a todos; e acrescentou que é necessário entender que até mesmo o Espírito Santo é obra de um Deus misericordioso.
Durante o encontro, no sábado à tarde, aconteceu uma assembleia com os coordenadores de GO e o núcleo diocesano, porém, mesmo nesse momento, o congresso teve continuidade. Para os demais servos acontecia uma pregação com Ricardo dos Santos, também da Missão Há Poder de Deus. A pregação foi sobre o que é verdadeiramente ser um servo dentro de um GO da RCC e se destacou em torno de três palavras-chaves: o amor, o perdão e a obediência.
Ricardo iniciou dizendo que, como o próprio nome já diz, “o servo é aquele que serve”, e para isso é preciso obediência a Deus, e também àquele que foi indicado pelo Espirito Santo para ser o coordenador ou coordenadora de cada GO.
Ricardo falou ainda sobre o amor, a importância de amar, amar a Missão, amar aqueles que estão juntos no serviço, amar o coordenador (a) e também cada participante do Grupo de Oração. “É preciso pedir a Deus a graça do amor”, dizia, e valeu-se de uma frase de Santo Agostinho: “ame e faça o que quiseres”.
Continuando a direcionar os servos, o pregador falou sobre a necessidade do perdão, lembrando que a Igreja Católica vive o Ano da Misericórdia, Ricardo explicou que tal qual Deus perdoa os pecados de cada um, é preciso que aconteça o mesmo entre os servos da RCC. “Assim como nós somos acolhidos por Deus sempre que pecamos, é preciso acolher o irmão”, disse, lembrando ainda que é necessário evitar a fofoca dentro do GO, “Se não tiver algo bom para falar do irmão, não fale nada”, afirmou.
Ricardo lembrou ainda que todo o GO precisa estar em unidade e obediência com o pároco de sua paróquia. Durante sua pregação usou a passagem bíblica que está no Evangelho de São João 15, 1-8, que fala da unidade, principalmente com Jesus.
Dando continuidade à programação de sábado, Lilia Cardoso Bohn, de Capanema, do Grupo de Oração Jovem Sementes de Pentecostes, pregou sobre vida de santidade. Com base no texto bíblico de Mateus 7, 13-14, a pregadora foi explicando que o caminho que Deus chama cada um a trilhar, às vezes, é cheio de dificuldades, mas é esse caminho que prepara cada um para passar pela “porta estreita”, de que fala a passagem bíblica. “O caminho é apertado e a porta mais apertada ainda. Não é possível entrar nessa porta carregado de muitas coisas”, afirmou.
Durante toda a Pregação Lilia foi muito enfática em afirmar que não é fácil seguir a Deus, mas que vale a pena, pois aquilo que todo o cristão almeja não está nesse mundo, mas sim no céu, porém, para chegar lá, é preciso trilhar um longo e árduo caminho e não desistir diante das dificuldades. Falou que para permanecer firme até o fim nesse caminho de santidade, é preciso determinação na vida de oração e de intimidade com Deus. “A graça da santidade não depende única e exclusivamente de nós”, concluiu.

A noite de sábado foi de adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento e na manhã de domingo as atividades tiveram início cedo, com um momento sobre Maria, mãe de Jesus. Eliane Kruger, do GO Unidos em Cristo, Fco. Beltrão, trabalhou o tema lembrando que o cristão católico não deve buscar Maria só quando necessita de uma graça, mas dever ter uma amizade constante com ela.
Com base na história de Nossa Senhora de Guadalupe, exemplificou como deve agir um servo quando chamado por Deus à missão, dizendo que o chamado de Deus deve estar sempre em primeiro lugar, que é preciso ser obediente e não desistir diante das dificuldades.
Uma das participantes, Joise Maria Luft, do Grupo de Oração Jovem Sementes de Pentecostes, Capanema, disse que gostou muito do congresso, afirmando que esses momentos são valiosos para a vida de um servo: “encontros como esses representam, para mim, a oportunidade de, em unidade com a diocese a que Deus me deu a graça de estar, aprofundar a minha fé através das experiências de oração, das partilhas e das pregações”. Sobre um ponto de destaque durante o encontro ela disse: “todos os momentos foram muito bons, mas creio que foi muito importante a pregação sobre a santidade, que levou-me a refletir sobre o caminho que Deus tem para nós; e o momento com Maria, pois, sentir-me abraçada pela mãe renovou-me e me fez desejar estar mais perto de Jesus através dela, que é a mais próxima daquele que é o Senhor das nossas vidas”.
Antes do encerramento do encontro, o coordenador diocesano, Valdecir de Moura Mattos, apresentou aos participantes o seu núcleo de serviço, ou seja uma equipe que o ajuda na missão de coordenar o movimento nesse tempo. O encerramento do encontro aconteceu com a Missa, presidida pelo administrador diocesano, Padre Geraldo Macagnan.
Valdecir de Moura Mattos destacou a importância de um encontro como esse na vida de cada servo: “Um congresso diocesano é um momento importantíssimo na diocese para a vida dos fiéis. Na Renovação Carismática Católica, é o encontro onde os servos podem exercitar a vida em comunidade, que é um dos três aspectos principais da nossa identidade, além de ser impactados pelas pregações e orações, que são conduzidas e direcionadas para os principais temas e proposições do movimento em determinado tempo. Tudo no congresso gira em torno daquilo que é o cerne da nossa identidade: batismo no Espírito Santo, experiência e exercício dos carismas e vida comunitária. O congresso é de suma importância na vida de todos os servos e, consequentemente, nos Grupos de Oração, pois, é um momento de avivamento, restauração, cura, formação, graça e envio. Após o congresso, renovam-se as forças, o entusiasmo, a entrega, a confiança, a disposição e a alegria do servo e de ser servo. Além de tudo isso, a participação no congresso forma o caráter moral, cristão e espiritual do servo, levando-o a contribuir com sua vida na construção do reino de Deus, no meio onde ele vive.

Fonte: Ministério de Comunicação Social – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão