Renovação Carismática Católica da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão promove retiro para lideranças que estarão à frente do movimento no próximo biênio

Cerca de 120 pessoas participaram do Retiro Diocesano para novos coordenadores, que aconteceu nos dias 09 e 10, em Marmeleiro-PR. Coordenadores de Grupo de Oração eleitos e reeleitos, e membros do núcleo diocesano 2018/2019 da Renovação Carismática Católica – RCC – estiveram reunidos na Casa de Formação Padre Afonso durante um final de semana de oração, pregações, partilhas e formações.

O encontro teve início com a Santa Missa, presidida por Padre Moacir José Silveira, Assessor Eclesial da RCC, que em sua homilia destacou, a partir do texto do Evangelho no qual Jesus pede aos discípulos que vão primeiro à casa de Israel, que as primeiras pessoas para quem devemos falar de Deus são aqueles que estão próximos de nós: “Antes de anunciar para o mundo, precisamos anunciar para aqueles da nossa casa”. Concluiu afirmando que a messe é grande e os operários são poucos, e que Jesus precisa de nós, mesmo com nossas limitações.

A primeira pregação foi acerca do tema “Escolhidos, ungidos e enviados”, conduzida por João Bento, membro da Renovação Carismática Católica da Diocese de Toledo, que, durante sua fala, afirmou, com base em Mc 6,7-13, que foi o Senhor que nos escolheu, acrescentando ainda que o Grupo de Oração é lugar de chamado, mas, que precisamos evangelizar fora dele. “É preciso ver os milagres acontecendo nas cadeias, nos hospitais, e não apenas nos Grupos de Oração.”

Durante a tarde, João Bento deu sequência às pregações, falando sobre a missão de ser e fazer discípulos, bem como da importância de se preparar, aprender e planejar a missão e a evangelização, pois, não podemos conduzir e nem coordenar o Grupo de Oração de qualquer jeito. “Somos chamados a nos qualificar como discípulos de Jesus. É preciso se preparar para um novo tempo, para evangelizar crianças, jovens, adultos e idosos”, enfatizou, dizendo ainda que é preciso planejar em oração. Com um caráter mais formativo, João Bento falou sobre os momentos do Grupo de Oração, que são: “Núcleo de Serviço”, “Reunião de Oração” e “Grupo de Perseverança”, destacando e aprofundando sobre o primeiro, que está detalhado na apostila 03 do Módulo Básico. Após o término das pregações, João Bento e sua esposa, Neuci, conduziram um profundo momento de cura interior, com a presença do Santíssimo Sacramento.

Encerrando a programação do sábado, Evandro Araújo, membro da RCC da Arquidiocese de Maringá e Deputado Estadual acompanhado pelo Ministério de Fé e Política, pregou sobre “Maria , modelo de serva do Senhor”. Baseando-se em Lc 1,39-56, pontuou características de Nossa Senhora que devem ser imitadas pelos servos, entre elas, seu conhecimento sobre as coisas de Deus e confiança n’Ele: “Maria conhecia a escritura e tinha vida de oração, por isso ela acreditou na promessa do Senhor, ela sabia do que Deus era capaz”. Ao final da pregação, aconteceu a consagração dos novos coordenadores e novo núcleo à Nossa Senhora.

O domingo teve início com a oração do Terço Mariano e a pregação de José Elias Nunes, membro do atual núcleo diocesano, que falou sobre o amor fraterno, o qual é a única coisa que vai sustentar os irmãos na caminhada e que precisa ser testemunhado. “O grande testemunho que somos chamados a dar na nossa casa, na sociedade, na Igreja é amar o próximo. O mundo aguarda esse testemunho”.

Após a coordenadora diocesana do Ministério de Formação, Nilda Alencar, aprofundar sobre o processo formativo da RCC, Valdecir de Moura Mattos, coordenador diocesano em exercício, conduziu uma pregação afirmando que o batismo no Espírito Santo deve ser proporcionado a todos diariamente e que é essa a missão fundante do movimento, mas, que esse mesmo batismo também acontece nos outros movimentos e pastorais da Igreja. Falou também sobre as funções e o que compreende ser coordenador. Concluiu afirmando que temos que cumprir o chamado do Senhor.

Anderson Zuconelli, coordenador diocesano eleito para o biênio 2018/2019, pregou dizendo que precisamos ser fiéis e obedientes e que foi Deus quem quis que cada um estivesse nesse tempo. E, ao longo de sua fala, citou os tópicos presentes no livro “Vede como eles se amam”, da Editora RCC Brasil, que ajudarão a todos nessa nova caminhada.
O retiro encerrou-se com as considerações finais, avisos, agradecimentos e a entrega dos certificados de conclusão ao participantes da Formação Para Formadores, que teve sua terceira etapa realizada no mesmo local, paralelo ao encontro.

Ministério de Comunicação Social – RCC Diocese de Palmas-Francisco Beltrão