Renovação Carismática Católica se reuniu para Assembleia Diocesana e elegeu novo coordenador para o biênio 2018/2019

Nos dias 07 e 08, a Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão-PR, sediou a Assembleia Diocesana da RCC (Renovação Carismática Católica) durante um final de semana de oração, pregações, eleição de coordenador diocesano e prestação de contas, reunindo em torno de 190 participantes.

Pela manhã de sábado, após a acolhida, Ricardo dos Santos, membro da Missão Há Poder de Deus, recordou o dia em que ali, na mesma sala, Dom Agostinho José Sartori, que era Bispo na época, o convidou para coordenar a RCC na Diocese. Em seguida conduziu um grande clamor, afirmando que não podemos parar de lutar, pois, o que nos impulsiona é o mesmo Espírito que foi derramado em Pentecostes e que continua a se derramar em nossos Grupos de Oração nos dias atuais.

A primeira pregação foi feita por Diego Garcia, Deputado Federal pelo Paraná acompanhado pelo Ministério de Fé e Política da RCC, que discorreu a respeito do tema “O verdadeiro amor ao Senhor”, falando que Deus quer levantar homens e mulheres dispostos para o combate na fé, quer levantar uma nova Renovação Carismática Católica nessa diocese para que, através do testemunho vivo e autêntico, outros se levantem. “Deus quer preparar soldados para a batalha. Ao sair daqui, vai se iniciar uma grande guerra para salvar almas para Jesus e você foi convidado para se alistar”, afirmou com base no texto de ECLO 2, 1ss, dizendo ainda que os servos de Grupo de Oração precisam ser mais ousados, sair do comodismo e da mesmice e ir ao encontro das pessoas. Destacou que aquele que ama verdadeiramente o Senhor faz loucuras por Ele: “Deus precisa de homens e mulheres dispostos a deixar tudo por Ele”, enfatizou.

Maria Ivone Ferreira Ranieri, presidente do Conselho Estadual da RCC-PR, pregou sobre o tema “Maria, mulher de um passo a mais” e iniciou dizendo que, quem aproxima-se da Virgem Maria agrada e honra a Santíssima Trindade e, assim como ela, precisamos estar com os olhos fixos no Senhor, olhar para aquilo que é eterno, não nos cansar. “Quanto mais dermos passos além, mais vamos adquirir o rosto de Maria”, afirmou. Maria Ivone falou ainda sobre a obediência de Maria, a qual deve nos inspirar, do quando precisamos aprender a ouvir como ela. “Talha vazia não tem milagre, a obediência gera milagres. Precisamos encher a nossa talha de santidade. Fomos feitos para transbordar”, concluiu.

À tarde, enquanto a capela auxiliar do local acolheu os coordenadores de Grupo de Oração para a eleição, conduzida pela Presidente do Conselho Estadual da RCC PR, Maria Ivone, Vilma Pilatti, serva do Grupo de Oração Sede de Deus de Santo Antônio do Sudoeste e uma dos pioneiros do movimento na diocese, pregou para os outros participantes sobre “a força do perdão”, com base no texto de Mt 5,43s, deixando clara a mensagem de que quem não perdoa não vai para o céu e que, essa graça do perdão é concedida à medida da nossa oração pessoal. “Não importa o tamanho da ofensa e quem me ofendeu, eu tenho que perdoar. Para isso: joelho no chão”, disse, acrescentando ainda que precisamos ter um coração meigo, doce, que respira o Espírito Santo. Concluiu com uma profunda oração de perdão.

Ao voltar da eleição, Maria Ivone apresentou Anderson Zuconelli da Silva como o novo coordenador diocesano da RCC para o biênio 2018/2019 e deu sequência à pregação sobre o tema “Viver o Jubileu – A maturidade chegou”, afirmando que, mesmo sendo pecadores, falíveis, somos elevados a filhos do infalível e que a santidade é a nossa vocação. Voltando-se ao tema principal, disse que a perseverança é o segredo de quem é maduro e que “o Grupo de
Oração é a nossa redenção, a nossa Nazaré, onde podemos perseverar unanimes na oração”, refletindo sobre o texto de At 2,42-44.

Ao final da tarde, Padre Moacir José Silveira, assessor eclesiástico da RCC Palmas-Francisco Beltrão, presidiu a Santa Missa e, à noite, foi realizada uma oração de cura interior na capela, com a presença do Santíssimo Sacramento.

No domingo, após um momento de oração, os coordenadores diocesanos dos ministérios repassaram as atividades que foram desempenhadas durante o ano, e Valdecir de Moura Mattos, coordenador diocesano da RCC em exercício, apresentou a prestação de contas. A assembleia encerrou-se com a Santa Missa, presidida por Pe. Moacir, que ao final conduziu uma oração de consagração do coordenador eleito.

Fonte: Ministério de Comunicação Social – RCC Diocese de Palmas-Francisco Beltrão