Ano do Laicato é estímulo para o protagonismo do cristão leigo

Ministério de Fé e Política da RCC contribui para criar esta consciência do papel do leigo na Igreja, atuando, principalmente, por meio de orações de intercessão para fortalecer a missão de evangelizar a política

A Igreja no Brasil celebra de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”, com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

O Documento 105 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, no Cap. II 6.162 diz que: “…a participação consciente e decisiva dos cristãos em movimentos sociais, entidades de classe, partidos políticos, conselhos de políticas públicas e outros, sempre à luz da Doutrina Social da Igreja, constitui-se num inestimável serviço à humanidade e é parte integrante da missão de todo povo de Deus.” Neste sentido, a Renovação Carismática Católica (RCC) atua por meio do Ministério de Fé e Política, que tem por missão a evangelização na política a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo.

O Ministério não tem o objetivo de formar partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais, mas a incumbência de conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e apoiarem o candidato(s) conforme a consciência de cada um. A RCC também apoia e incentiva a participação na política daqueles que se sentem chamados a este serviço, e acompanha seus mandatos orientando-os, a partir da Doutrina Social da Igreja.

No Paraná o projeto de Fé e Política teve como fruto a eleição do deputado estadual Evandro Araújo e do deputado Federal Diego Garcia. “Como mandatário acompanhado pelo ministério de Fé e Política, posso testemunhar a seriedade deste magnífico projeto de inserção de cristãos vocacionados para a vida pública. Muito mais que um desejo pessoal, minha participação na política foi, sem dúvida, a descoberta de um forte chamado a desempenhar uma missão no parlamento estadual,” diz Araújo. Um dos pilares de sustentação para os vocacionados é o Conselho de Mandato, que tem a função de orientar, fiscalizar e interceder em oração pela atuação parlamentar.

Grupos de Oração – Com uma longa trajetória de leigo engajado na Igreja, Evandro Araújo é co-fundador do projeto Jesus no Litoral, iniciativa que reúne jovens católicos das dioceses do Paraná, considerado o maior projeto de evangelização do litoral brasileiro. Também fundou o Grupo de Oração Ágape, na sua cidade natal (Marialva/PR). Na Assembleia Legislativa fundou o Grupo de Oração “Fonte de Misericórdia”, que reúne, todas as terças-feiras, deputados, funcionários da casa e visitantes para profundos momentos de oração e louvor. Com frequência Araújo é convidado para fazer pregação em paróquias da Arquidiocese de Curitiba e demais regiões do Estado.

 

Evandro Araújo é Deputado Estadual no Paraná e é acompanhado pelo Ministério de Fé e Política

 

Sobre o deputado – O deputado Evandro Araújo possui uma boa bagagem política. Em seu município, foi vereador, vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. No momento está em seu primeiro mandato como deputado estadual. No quarto ano de seu mandato, já apresentou até agora 48 projetos de lei, dos quais 16 são leis sancionadas.

 Assessoria de Imprensa  – Dep. Estadual Evandro Araújo
Andrea Adelio – DRT 4030/PR