Congresso Diocesano da RCC reúne cerca de 300 servos do Movimento no último final de semana

No último final de semana, 03 e 04 de novembro, aconteceu na Casa de Formação de Pato Branco, o Congresso Diocesano para Servos da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, onde cerca de 300 pessoas dos diversos Grupos de Oração da Diocese participaram do evento.

O Congresso iniciou-se no sábado pela manhã com um grande momento de oração e louvor conduzido pelo Coordenador Diocesano da RCC, Anderson Zuconelli, onde, invocando o nome do Senhor e o poder de Deus sobre nossa vida, levou a todos os participantes a um momento profundo de oração, reflexão e agradecimento, porque “Deus é poderoso para fazer infinitamente mais em nossas vidas”.

Na sequência, a coordenadora Estadual da Renovação Carismática Católica, Maria Ivone Ferreira Ranieri, iniciou a primeira pregação com o tema: “Eis que estou a Porta e Bato”. Maria Ivone falou em sua pregação que “iremos passar por transformações, mas que devemos continuar carismáticos” e que, precisamos, “com essência, viver em unidade, oração, e viver o Batismo no Espírito Santo”.

Nos remeteu ao livro de Apocalipse, que é o livro da esperança, da revelação, que mostra a misericórdia, o amor de Deus e o Senhorio de Jesus. “Jesus é Rei e Senhor, devemos dar livre acesso para Ele entrar em nossa vida. Quem tem Jesus como pastor, o reconhecerá”, finalizou Maria Ivone.

Já a segunda pregação do Congresso, também foi ministrado por Maria Ivone com o tema: “Arrepende-te e Retorna ao Primeiro Amor”. Maria Ivone enfatizou que “devemos deixar nosso coração arder, palpitar e amar o Senhor todos os dias, como se fosse a primeira vez”. Nos levou também a uma reflexão do livro do Apocalipse cap. 2, dando ênfase à Igreja de Éfeso que perdeu seu primeiro amor. “Perderam o fervor, o entusiasmo. Devemos nutrir o amor de Deus, entregar tudo para Deus, pois só Ele realiza, Deus tudo pode”.

Já na parte da tarde, a terceira pregação do Congresso foi ministrada por Luís César Martins da Arquidiocese de Curitiba e membro do Conselho Nacional da RCC. Luís iniciou a pregação com o tema: “Somos simples Administradores do Ministério de Deus” e nos fez refletir sobre ter um encontro pessoal com Deus. Que somos operários dos ministérios de Deus e que o que Ele nos pede é nossa fidelidade. “Temos de servir o Senhor com amor gratuito. Renunciar a nós mesmos, tomar nossa cruz e seguir Jesus”. Fez menção ao que Dom Alberto Taveira disse sobre os servos da RCC: “Que são Apóstolos da Efusão do Espírito Santo”.

Luís César finalizou sua pregação citando inúmeras profecias que já estão acontecendo, que Deus está para operar com sua mão poderosa, mas que antes precisa de profetas fiéis. Ainda nos deixou indicações de dois livros com tais moções proféticas: “Vede como eles se amam” e “Eis o que diz o Senhor”.

Seguimos com o Congresso recebendo a pregadora Elenita que ministrou a pregação com o tema “Grupo de Oração: Celeiro de Santidade”. Elenita iniciou a pregação dizendo que “Grupo de Oração é estratégia de Deus para evangelizar seus filhos”. Nos recordou sobre Duquesne e fez citações do documento de Aparecida sobre Grupo de Oração. Que o Grupo de Oração é experiência profunda do amor de Deus e ajuda as pessoas a fazer a experiência poderosa de Pentecoste através do Batismo no Espírito Santo, que somos chamados a bendizer nosso Grupo de Oração que é lugar para vermos Jesus. Também citou como o Cardeal Suenens definiu o Grupo de Oração. Como sendo a alma da RCC, é o rosto, evidência, cartão de visita, onde mostra vitalidade, é um coração pulsante, é um tesouro de Deus, é o amor de Deus em ação.

Elenita continuou falando que o Grupo de Oração é o Cenáculo de Jerusalém nos dias de hoje e que Maria foi a primeira a ser batizada no Espírito Santo. Explicou sobre os componentes do Grupo de Oração, que são: Louvor, Palavra de Deus, exercício dos Carismas, genuíno Batismo no Espírito Santo, vida comunitária e uma liderança com alto nível de comprometimento. Encerrou sua fala nos direcionando a um momento com os membros de cada grupo de oração, cada servo em seu grupo, fazendo um momento de oração, louvor e perdão.

O primeiro dia do Congresso encerrou-se com a Celebração da Palavra que foi conduzida pelo Ministro Extraordinário da Eucaristia, Antônio Brasil. Logo após, aconteceu um grande momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento onde aconteceram muitas curas, graças e bênçãos.

O domingo iniciou-se com a oração do Santo Terço. Em seguida, o Coordenador Diocesano Anderson Zuconelli, conduziu um grande e profundo momento de oração. Após, Luís César iniciou com a pregação: “Sê Fiel até a morte e te darei a coroa da Vida”. Nos falou sobre o livro de Apocalipse, especialmente sobre as 07 cartas para as 07 Igrejas. Luís enfatizou em sua pregação “que Jesus não nos salvou” mas que “Jesus dos dá condições para sermos salvos. Jesus nos abriu a porta do Paraíso que havia se fechado por causa do pecado mas que o caminho para a Salvação é difícil e estreito mas que precisamos trilhar esse caminho. Porque seria muito fácil se já estivéssemos salvos, não precisaríamos fazer mais nada”. Luís César ainda disse em sua pregação que “não podemos ser cristãos que balançam com o vento. Devemos ter a decisão de dizer que queremos mudar de vida e é a partir disso que o Espírito Santo passa a dar suporte, pois com Jesus somos fortes e assim também salvaremos almas”.

Encerrou sua pregação falando sobre o Jubileu dos 50 anos da RCC no mundo e o Jubileu no Brasil que acontecerá em 2019. “O Espírito Santo está para entrar. Vai haver uma revolução Espiritual. É promessa de Deus.” Finalizou Luís César.

O Congresso Diocesano se encerrou com a Santa  Missa presidida pelo Padre Emerson Detoni, Coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Após a missa, foi servido um delicioso almoço preparado pelos servos de vários Grupos de Oração.

A animação e orações no Congresso foram ministradas pelo Ministério Israel de Francisco Beltrão.

+Clique aqui para ver as fotos do Congresso

+Clique aqui para ver o vídeo compacto do Congresso