Festival Paranaense de Artes Carismáticas

Uma semana de profunda evangelização! Esse é o Festival Paranaense de Artes Carismáticas.

Todos nós precisamos receber a força, a unção e a verdade do Evangelho. Não apenas por um momento, mas todos os dias de nossas vidas. Podemos dizer seguramente: precisamos ser evangelizados! Os valores das nossas vidas, nossos conceitos, nossas motivações e mesmo o nosso caráter precisam urgentemente de um mergulho na Pessoa de Jesus Cristo, o Evangelho Vivo!

É essa a motivação da segunda edição do Festival Paranaense de Artes Carismáticas.
Em 2021 o tema do evento online é “Unidos na mesma fé, enquanto estamos separados!” – um grito de esperança aos corações cansados pelo combate à pandemia do coronavírus.

De 12 a 18 de abril, as redes sociais do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica, no Estado do Paraná, receberão postagens de cada uma das 18 (Arqui) Dioceses da Regional SUL II da CNBB. Danças, Teatros, Artes Plásticas, Letterings, Dicas de Liturgia, Aulas de Canto on-line, Lives sobre a ministração da Arte no Grupo de Oração e na Santa Missa, apresentação de jovens talentos e muitas surpresas estão sendo preparadas de fevereiro de 2021.

Uma canção tema foi gravada com participação de cada coordenador (Arqui) Diocesano do Ministério de Música e Artes da RCC Paraná. A letra é baseada no primeiro capítulo de Josué e em Isaías 60.
O MMA-RCCPR espera levar esperança e alegria a todos os que tiverem oportunidade de acompanhar as postagens. O pedido é que cada arte seja compartilhada nas redes sociais, para que mais pessoas sejam alcançadas por esse momento forte de evangelização.

Mensagem do Presidente da RCC Paraná, Miguel Machinski, aos músicos e artistas:

Há 22 anos atrás, no dia 04/04/1999, Papa João Paulo II escrevia a Carta aos Artistas, a Igreja precisa da arte, nós precisamos da arte, o mundo precisa da arte sacra. Como São João Paulo II nos diz “Queridos artistas, como bem sabeis, são muitos os estímulos, interiores e exteriores, que podem inspirar o vosso talento. Toda a autêntica inspiração, porém, encerra em si qualquer frêmito daquele « sopro » com que o Espírito Criador permeava, já desde o início, a obra da criação. Presidindo às misteriosas leis que governam o universo, o sopro divino do Espírito Criador vem ao encontro do gênio do homem e estimula a sua capacidade criativa. Abençoa-o com uma espécie de iluminação interior, que junta a indicação do bem a do belo, e acorda nele as energias da mente e do coração, tornando-o apto para conceber a ideia e dar-lhe forma na obra de arte. Fala-se então justamente, embora de forma analógica, de « momentos de graça », porque o ser humano tem a possibilidade de fazer uma certa experiência do Absoluto que o transcende (15).” Queridos músicos e artistas da RCC Paraná espero que sejam dóceis ao Espírito Santo, que retirem do coração de Deus as composições, os sons, as cores, as formas, as imagens, as melodias, as coreografias, as peças, as exibições, …, o belo para tocar a alma de quem os ver e ouvir. Deus os abençoe!

Legenda da logo do FPAC em 2021:

O mapa do Paraná, todo em azul, é um pedido ao Senhor: banha nosso Estado com as águas vivas do seu Espírito Santo!
As gralhas azuis, aves típicas do Paraná, retratam os evangelizadores nas artes, semeando a vida por todo o Estado, e seguindo as inspirações do Espírito Santo, representado pela pomba branca que vai à frente delas.
As araucárias são símbolo da vegetação paranaense e aqui mostram a vida que nasce e renasce, através da semeadura das gralhas. São os sinais da vida que vencem a morte, como a semente que caiu no chão! São sinal esperançoso da vitória da vida contra a pandemia da Covid19.