Retiro Diocesano para Casais é realizado na Casa de Formação Divino Mestre em Francisco Beltrão

Nos dias 15 e 16 de julho, 52 casais estiveram reunidos na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão-PR, para participar do Retiro Diocesano para Casais, que é organizado todos os anos pelo Ministério para as Famílias, da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

A Santa Missa, presidida por Padre Lucimar de Assis, da Arquidiocese de Curitiba, aconteceu no início da manhã de sábado e abriu a programação do encontro. Em sua homilia, Pe. Lucimar afirmou que Jesus deve ser o fundamento da nossa casa, que é preciso deixar Ele reinar e ser o Senhor da nossa família.

Os participantes, bem como os pregadores, foram acolhidos pelo Coordenador Diocesano da RCC, Valdecir de Moura Mattos, juntamente com os Coordenadores Diocesanos do Ministério para as Famílias, Neusa e Dirceu Dal Vesco.
A primeira pregação ficou por conta de Sandra Morais, membro da RCC da Diocese de Toledo, que, a partir do texto de Genesis 1, 27, afirmou que o casamento é o encontro divino com o humano, no qual um foi criado por Deus para o outro. E que, esse mesmo casamento, para produzir frutos e criar raízes profundas, deve ser sólido em Deus. Além disso, destacou a importância de se cultivar o amor, olhar no olho do outro, se contemplar todos os dias. “Se você casou pensando em ser feliz, você casou errado. No casamento eu preciso buscar fazer o outro feliz “, afirmou, dizendo precisamos ir contra o que o mundo prega, que tem se baseado na busca pela própria felicidade.

Após um momento de oração, seu esposo, Adir Leite de Morais, Coordenador Diocesano da RCC da Diocese de Toledo, deu sequência à pregação dizendo que, quando um casal se une em matrimônio recebe de Deus um tesouro, por isso, as famílias se tornam um grande alvo de ataques do demônio, o qual quer destruí-las, atacando silenciosamente através dos meios de comunicação, do individualismo, do excesso de trabalho, da busca exagerada pelo dinheiro e também pelo sistema educacional. Para vencê-lo, é preciso perceber sob a ação do Senhor e deixar Deus tomar conta do nosso coração.

Na parte da tarde, Adir abordou o texto de Efésios 5, 21ss, afirmando que no matrimônio deve haver comunhão e que só haverá comunhão se tiver entrega, se o amor ágape estiver agindo no relacionamento, onde os esposos devem amar um ao outro a tal ponto de entregar a própria vida. Frisou ainda que no casamento os dois são um só coração, mas, que para essa unidade acontecer, é preciso entender que o outro é diferente, que homens e mulheres são diferentes.

Após um momento de oração, Padre Lucimar fez sua pregação sobre o tema do retiro, “Desperta tu que dormes”, ancorada no texto de Efésios 5, 14ss, onde ele afirmou que muitas vezes quando Deus quer falar ao nosso coração estamos dormindo. “No momento de agir, estamos dormindo ou pensando em outras coisas”, disse, acrescentando que precisamos estar sempre em contato com Deus para Ele permanecer em nossa vida, pois, se estivermos dormindo, ela vai passar e não vai permanecer. Com base no texto de Mateus 11, 28s, Padre Lucimar afirmou que o Senhor nos espera para aliviar nossos fardos, para nos consolar, mas, ao invés de buscar esse descanso em Deus, muitos buscam em cartomantes e centros espíritas.

Sua pregação foi concluída com oração e, em seguida, Sandra conduziu um momento mariano, onde ela falou sobre a intercessão de Maria em nossas vidas. “Jesus sabia que, em nossas casas, teríamos problemas e que precisaríamos de alguém que intercedesse por nós ”, disse, acrescentando ainda, que Nossa Senhora não quer ser enfeite em nossos lares, ela quer combater conosco. As atividades de sábado foram encerradas com um jantar à luz de velas muito especial que foi preparado para os casais.

O domingo teve início com a oração do santo terço e seguiu com uma pregação mais formativa conduzida pelo casal Claudia e Marcelo Marques, também da Diocese de Toledo, que falaram sobre o tema “Sexualidade Humana”, afirmando que a sexualidade é um presente de Deus e que, como parte fundamental da nossa identidade, não deve ser limitada apenas à genitalidade. “O ato sexual, dentro do matrimônio, é santo. Não é qualquer coisa para ser tratado como o mundo tem feito”, disseram. Falaram ainda sobre a paternidade responsável e a diferença entre os métodos artificiais e naturais, como o método de Ovulação Billings, o qual é recomendado pela Igreja para espaçar a gravidez, quando esse espaçamento é necessário, e que traz inúmeros benefícios para o casal e a vida conjugal.
Com o tema “Se creres verás a glória de Deus. (Jo 11, 40)”, Sandra pregou dizendo que se Jesus for verdadeiramente o Senhor da nossa casa, veremos a glória de Deus acontecer e que nossa fé precisa nos fazer caminhar com o Senhor em todos os momentos da nossa vida, inclusive nos mais difíceis. “Nosso Senhor é um Senhor crucificado. Nosso exército deve ser o exército do crucificado e não do oba-oba. É preciso passar pela cruz para ver a vitória”, concluiu.
Durante a última pregação, que aconteceu à tarde, Adir falou sobre o derramamento do Espírito Santo, que é o cumprimento da promessa de Deus para nós, aquele que vem saciar a sede do nosso coração e que nos fortalece, concluindo com um momento de efusão do Espírito Santo com a presença do Santíssimo.

A Santa Missa de encerramento foi presidida por Padre Lucimar que, em sua homilia citou os quatro pilares do casamento: comunicação; perdão; oração e Deus, e, na ocasião, os casais renovaram os seus votos. Os agradecimentos finais ficaram por conta de Neusa Dal Vesco, que aproveitou para convidar os participantes para o Avivamento para Casais, que acontecerá em Francisco Beltrão no dia 24 de setembro.

Ministério de Comunicação Social – RCC Diocese de Palmas-Francisco Beltrão